Empresas Arrozeiras

Arroz Vitaminado: o que é isso? Vídeo explicativo curto de como o Arroz Vitaminado é produzido e como as vitaminas e minerais são adicionados ao arroz.

Informações para beneficiadoras de arroz

Ganhe participação no mercado através da introdução de um novo produto O arroz fortificado é uma inovação que gera oportunidades de crescimento e ao mesmo tempo impacto social positivo. Assim como na fortificação de outros alimentos básicos, o arroz fortificado adiciona vitaminas e minerais essenciais a alimentos que as pessoas comem no seu cotidiano, sem que o consumidor precise mudar seus hábitos. O arroz é um dos alimentos básicos mais consumidos no Brasil e é um componente tradicional da dieta brasileira. Entretanto, o arroz comum contém pouco valor nutricional depois de ser beneficiado. A fortificação oferece às beneficiadoras de arroz a oportunidade de expandir o portfólio de sua marca, possibilitando assim a conquista de novas fatias de mercado.

Benefícios da fortificação

Além de contribuir para a saúde da população, as beneficiadoras de arroz serão capazes de competir de forma mais efetiva no mercado atual, em que a diferenciação de produtos é fundamental. A fortificação possibilita às beneficiadoras de arroz:

  • Adicionar valor a marcas existentes e estabelecidas.
  • Lançar linhas de produto novas que podem ajudar a capturar novos segmentos demográficos.
  • Expandir a penetração no mercado.
  • Receber um justo reconhecimento no aspecto da responsabilidade social e cidadania corporativa, ao contribuir para a saúde da população brasileira.

Estudos recentes de mercado indicam que o consumidor brasileiro entende o valor que o arroz fortificado pode trazer para sua saúde e está interessado em incorporá-lo em sua dieta diária. Hoje, há soluções de fortificação simples e de baixo custo disponíveis no Brasil. Na realidade, algumas beneficiadoras de arroz com o pensamento no futuro já estão fortificando seu arroz, assumindo uma posição de liderança neste mercado em crescimento rápido. Em anos recentes, a fortificação do arroz tem sido implementada com sucesso em muitos países no mundo inteiro, de forma voluntária ou mandatória. Nos Estados Unidos, por exemplo, mais de 70% do arroz vendido nas lojas é fortificado voluntariamente. Na Costa Rica, há um mandato governamental que exige que todo o arroz comercializado no mercado humano seja fortificado.

Uma tecnologia comprovada de fortificação

O Centro de Excelência em Fortificação de Alimentos da Universidade Federal de Viçosa (UFV) possui a licença de uma tecnologia de fortificação de arroz de baixo custo que, por sua vez, pode transferir a beneficiadoras de arroz interessadas. Esta tecnologia combina vitaminas e minerais selecionados, como ferro, zinco, tiamina e ácido fólico, com a farinha de arroz para produzir grãos com formato de arroz através de um equipamento de extrusão de massas. Esses grãos são então misturados ao arroz tradicional em uma proporção entre 1% e 5%, dependendo da concentração desejada de vitaminas e minerais nos grãos. O arroz fortificado resultante é virtualmente idêntico ao arroz tradicional no aroma, paladar e textura. A eficácia, estabilidade, segurança e aceitação pelo consumidor dessa tecnologia já foi demonstrada em 30 estudos no mundo inteiro, inclusive no Brasil.

A UFV oferece, gratuitamente, assistência técnica a beneficiadoras que queiram fortificar seu arroz. Submetendo-se a um processo de verificação de qualidade conduzido pela UFV, a beneficiadora poderá exibir o selo de qualidade do Arroz Vitaminado em suas embalagens e comunicações de marketing. Esse selo sinaliza ao consumidor que essa marca de arroz fortificado atende a padrões de alta qualidade e efetivamente contém os micronutrientes indicados nos teores apropriados. Saiba como sua beneficiadora de arroz pode ser uma líder no setor entrando em contato com conosco

A Abiarroz, associação que representa as empresas arrozeiras no Brasil, é a detentora dos direitos de imagem do selo do Arroz Vitaminado, e concede a utilização mediante aprovação no processo de verificação conduzido pela Centro de Excelência em Fortificação de Alimentos da Universidade Federal de Viçosa.

Abiarroz

Right side bar

www.000webhost.com